A festa dos cem anos

Corrida, missa e solenidades marcaram as comemorações

Considerado um orgulho para a população ituana, o 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (2º GAC L) – Regimento Deodoro comemorou seu centenário com várias atividades: um jantar de homenagens, corrida de rua e cerimônias festivas. O ponto alto das comemorações aconteceu no dia 20 de janeiro de 2018, data oficial do aniversário da unidade, com a passagem de comando do Quartel de Itu e cerimônias que emocionaram autoridades e convidados presentes.
No dia 12 de janeiro um jantar festivo, realizado no Círculo Ítalo Brasileiro Dante Alighieri, promovido pela Sociedade Amigos da Cidade de Itu (Saci), marcou a despedida do coronel Erb Lyra Leal e também deu as boas-vindas ao tenente-coronel Ricardo Alves Pereira, novo Comandante do 2º GAC L.
Na manhã do dia 14 de janeiro, domingo, a Corrida do Exército organizada pela Associação Profissionais de Eventos Esportivos (Proesp) contou com a participação de mais de mil pessoas, divididas nas categorias de 5 km e 10 km, separadas entre pelotões masculino e feminino, além de uma caminhada sem caráter competitivo. A prova teve início após o tiro do obuseiro Oto Melara, com largada em frente à fachada do Regimento Deodoro, passando pelas avenidas Octaviano Pereira Mendes e Galileu Bicudo, até retornar ao Quartel. Entre os homens, o vencedor dos 10 km Adriano Oliveira dos Santos e o dos 5 km foi Felipe Wanderlei Domingues Rodrigues. Já entre as mulheres, Maria Rita Batista da Luz venceu nos 10 km e Karla Cristiane Cipriano Resende, os 5 km.
Outro evento que também contou com a participação da Saci ocorreu na sexta-feira, dia 19 de janeiro. Após a celebração da Missa em Ação de Graças realizada na Igreja São Luís Gonzaga, aconteceu, no Gabinete do Comando, a cerimônia de passagem do Sabre do Comandante do coronel Erb ao tenente-coronel Pereira. Essa é uma tradição repetida há cem anos nas trocas de comando.

Centenário
A maior e mais importante comemoração protocolar aconteceu no dia 20 de janeiro e teve a presença do Comandante Militar do Sudeste, general de Exército João Camilo Pires de Campos, além de diversas autoridades civis e militares. O evento teve início na Praça Duque de Caxias, mesmo local onde, em 20 de janeiro de 1918, o Pavilhão Nacional foi hasteado pela primeira vez.
O general Campos fez questão de destacar a importância do centenário do Regimento Deodoro. “O Exército vê-se prestigiado em Itu e tenho a convicção que a comunidade local também foi enriquecida pela presença do Exército. Tanto é que há uma relação espetacular entre os militares que aqui servem e a comunidade. Fico feliz em ver que houve verdadeiramente um matrimônio entre a comunidade e o Exército Brasileiro por intermédio do Quartel de Itu”.
Como prova dessa ótima relação, o Regimento Deodoro foi presenteado com uma Bandeira Nacional pela Saci, representada por seu presidente, Getúlio Elias Schanoski, e sua esposa, Ditinha Schanoski. A bandeira permanecerá hasteada em frente à fachada histórica durante todo o ano de 2018.
Também foram homenageados os ex-comandantes do 2º GAC L presentes na cerimônia: general Francisco Roberto de Albuquerque (1984-1986), coronel João Gonçalves Soares (1986-1988), coronel Rubens Edison Pinto (1988-1990), general Paulo José Abreu de Andrade (1990-1992), coronel Gilberto Hugo Teixeira (1992-1994),general Reinaldo Cayres Minati (1994-1997), general João Tranquilo Beraldo (1997-1999), coronel Cezar Augusto Carazzai Castilho (2003-2005), general Edson Diehl Ripoli (2005-2007), general Carlos Sérgio Camara Saú (2007-2010), coronel Freibergue Rubem do Nascimento (2010-2012) e coronel Paulo Sérgio Maturana Lopes .(2014-2016). Também foram lembrados os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e Miriam Levy Cardoso Moreira, filha do marechal Waldemar Levy Cardoso e viúva do general ituano Antônio Joaquim Soares Moreira, que recebeu uma honraria em memória de seu pai.
Na ocasião, foi inaugurada pelo prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PTB), e pelo vice-presidente da Câmara, Thiago Gonçales (PR), uma placa comemorativa em alusão ao centenário. Depois o reservista de 1956, José Sanches Molina, e o general Albuquerque descerraram a placa dos Soldados de Ontem, de Hoje e de Sempre.
Na parte interna do Regimento Deodoro, Miriam Levy Cardoso Moreira inaugurou a Galeria de Painéis Fotográficos “Gen. Ex, Antônio Joaquim Soares Moreira” no interior do Pavilhão Principal do Regimento Deodoro. Também houve a inauguração do retrato do Comandante Sucedido, coronel Erb Lyra Leal, na Galeria de Antigos Comandantes do Regimento Deodoro. No Pátio Marechal Levy Cardoso, ocorreu a cerimônia de Passagem de Comando.

Uniforme histórico
Durante as festividades do centenário ocorreu uma formatura com 29 militares, representando a primeira cerimônia militar ocorrida em frente à fachada do Quartel de Itu, em sua inauguração, em 1918. Os militares usaram uniforme histórico do 7º Regimento de Artilharia Montada, com as cores azul, branco e vermelho.
O Uniforme Histórico conta com: toca dobrada, do mesmo tecido da túnica, base tronco-cônica dupla, com recorte e vivo vermelho, copa em forma de triângulo, calda para a direita, terminando em uma borla vermelha. A túnica cor azul-ultramar, aberta à frente em toda a extensão e fechada por sete botões dourados lisos. Gola alta de vermelho, contornando o seu bordo livre, tendo na frente dois chapados em forma de retângulo, de cor amarelo-ouro. Calça na cor branca, do mesmo tecido da túnica e cinto de couro na cor branca, fivela dourada simples. Sapatos confeccionados em vaqueta cromada, com biqueira, sem enfeites, atado no peito do pé com cadarço preto.
A pintura que ilustra a capa desta edição, criada exclusivamente pelo artista plástico ituano Fabio Augusto Marqui, que atualmente reside em Paraty/RJ, reproduz o histórico momento do desfile militar realizado há 100 anos.

Amor por Itu
O coronel Erb Lyra Leal foi Comandante do Regimento Deodoro no biênio 2016/2017, mas sua história com Itu começou bem antes. Sua primeira passagem pelo Quartel ituano foi em 1992, como cadete, para uma competição de orientação. Anos depois, voltou como instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Voltou novamente em 2002 como major para ficar apenas dois anos, mas permaneceu até 2007. E finalmente, em 20 de janeiro de 2016 assumiu a função de Comandante do 2º GAC L – Regimento Deodoro. Aqui, recebeu o Título de Cidadão Ituano.
Para o coronel Erb foi um privilégio ser o Comandante durante as comemorações do centenário do Regimento Deodoro. “Uma emoção muito grande em estar participando desse momento, passar o comando no dia do centenário e ter a oportunidade desse último encontro com a população ituana”.
Coronel Erb foi incorporado ao Exército em 1993, como aspirante a oficial da Arma de Artilharia, mas seguiu estudando ao longo de toda a carreira. Suas principais funções como oficial subalterno e oficial intermediário foram instrutor do Núcleo de Preparação de Oficias da Reserva e Comandante de Subunidade no 32º GAC (Brasília/DF); Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras; Comandante de Subunidade e Oficial do Estado-Maior do Regimento Deodoro (Itu/SP). Como Oficial Superior serviu no Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Ponta Grossa/PR), na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, no Gabinete do Comandante do Exército (Brasília/DF), na Comissão do Exército Brasileiro em Washington (EUA) e no Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve (Campinas/SP). Foi promovido ao posto de coronel em 30 de abril de 2017. Após deixar Itu, ele seguiu para trabalhar no Rio de Janeiro.
“Em Itu vi minha família nascer e crescer. Casei na igreja do quartel, minha filha nasceu ituana e deve ser batizada aqui também. Então a Itu só tenho a agradecer. Não tenho dúvida nenhuma de que os melhores anos da minha vida foram aqui em Itu”, finaliza. Erb é casado com a ituana Sheila com quem tem dois filhos, Gabriel e Giovana.
Regina Lonardi

01 – Mais de mil pessoas participaram da Corrida do Exército realizada na manhã do dia 14 de janeiro – Tucano

02 – Entre as comemorações, ocorreu uma formatura com 29 militares utilizando uniforme histórico, que representou a primeira cerimônia militar ocorrida em 1918 – Tucano

03 – O Regimento Deodoro foi presenteado com uma Bandeira Nacional oferecida pela Saci. Na foto o presidente da Saci, Getúlio Elias Schanoski, sua esposa Ditinha Schanoski e o coronel Erb – Regina Lonardi

04 – O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Thiago Gonçales (esq.) e o prefeito Guilherme Gazzola descerraram uma placa comemorativa – Tucano

05 – O reservista de 1956 José Sanches Molina e o general Albuquerque descerraram a placa em homenagem aos Soldados de Ontem, de Hoje e de Sempre – Tucano

06 – A Galeria de Painéis Fotográficos foi inaugurada por Miriam Levy Cardoso Moreira. Nesta foto ela está ladeada (à esq.) pelo Comandante Militar do Sudeste, general de Exército João Camilo Pires de Campos, e pelo general Francisco Roberto de Albuquerque, seguido do prefeito de Itu Guilherme Gazzola e do Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, general de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú – Regina Lonardi

07 – No Pátio Marechal Levy Cardoso foi realizada a cerimônia de Passagem de Comando do coronel Erb para o tenente-coronel Pereira – Tucano

Box
O novo Comandante
Para o novo Comandante do 2º GAC L, o tenente-coronel Ricardo Alves Pereira, foi uma grande satisfação participar das comemorações do centenário. “É um momento de grande importância não só para o Exército mas também para a cidade de Itu”.
Nascido em São Paulo, ele incorporou as fileiras do Exército em 1995, quando foi declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia, sendo classificado no 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Barueri/SP. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e desempenhou funções de comando em Cachoeira do Sul/RS e em Natal/RN. Cursou a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e chefiou as 2ª e 3ª Seções do Comando de Artilharia do Exército, sediadas em Porto Alegre-RS. Realizou o Curso Avançado de Operações Psicológicas e o Curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto de Estudos Superiores, em Portugal. Desempenhou a função de Instrutor do Curso de Comando e Estado-Maior, no Rio de Janeiro/RJ. Foi promovido ao posto de tenente-coronel em 30 de abril de 2015. (RL)

Foto box – O tenente-coronel Ricardo Alves Pereira é o novo Comandante do Regimento Deodoro – Tucano



Leia outras matérias

Espírito esportivo
Cartas
Caminhando pela história por João José “Tucano” da Si...
Fontes consultadas