Armas, Quadros e Serviços do Exército

Quartel de Itu integra a Arma de Artilharia

Sob a denominação de Militar do Exército Brasileiro existe uma ampla gama de especializações definidas pela Arma, Quadro ou Serviço a que pertence. As Armas englobam o militar combatente por excelência. Os Quadros reúnem os militares que, de origens diversas, aglutinam-se nesses quadros com uma finalidade própria. Por fim, há os Serviços que, como o termo indica, têm uma atividade de apoio bem definida, normalmente de cunho logístico.

As Armas dividem-se em dois grupos: as Armas-Base (Infantaria e Cavalaria) e as Armas de Apoio ao Combate (Artilharia, Engenharia e Comunicações). A Infantaria é formada por combatentes a pé, que podem deslocar-se por qualquer tipo de região, em operações ofensivas e defensivas. O infante pode ser de selva, blindado, de montanha, paraquedista, Polícia do Exército e muitas outras. Já a Cavalaria tem a tarefa de realizar o reconhecimento e dar segurança às demais formações em combate. Seja blindada ou mecanizada mantém nos seus atuais veículos as capacidades das tradicionais formações a cavalo.

As Armas de Apoio complementam a missão das Armas-Base, quer pelo apoio de fogo de seus obuses, canhões, foguetes e mísseis (Artilharias de Campanha e Antiaérea); pela mobilidade e contra mobilidade (Engenharia) ou pela instalação e manutenção dos sistemas de Comando e Controle e de Guerra Eletrônica (Comunicações).
Os Quadros principais, na atualidade, são: o Quadro de Engenheiros Militares, o Quadro de Material Bélico e o Quadro Complementar de Oficiais, que permite a profissionais de nível superior de áreas administrativas (Administração, Direito, Informática, Letras, Comunicação Social, dentre outras), o ingresso como oficial de carreira.Os Serviços de Intendência e de Saúde (médicos, dentistas e farmacêuticos) trabalham na paz e na guerra para atendimento às necessidades de sustento (suprimento e das finanças) e sanitárias.

Rose Ferrari

01 – Artilharia de Itu utiliza o obuseiro Oto Melara M56, que pode ser montado e desmontado em três minutos – Coleção Regimento Deodoro



Leia outras matérias

Trampolim para o generalato
Preservação de um marco referencial
Caminhando pela história por João José “Tucano” da Si...
Armas, Quadros e Serviços do Exército