Cartas

Parabéns pela iniciativa da revista em sua centésima edição. Muito legal conhecer a história dos bairros da cidade.

Marcio Luis Ferreira
Itu/SP

Esta publicação é redigida e produzida pela minha amiga e ex-colega de faculdade, delicada e querida por todos, Angélica Estrada e sua equipe de colegas. O mais importante é dizer que fazer uma publicação desta tem seus inúmeros desafios… e depois de todos superados, vemos como a agricultura e as histórias do campo ou cidades são importantes.
Sabedoria, conhecimento, valores e virtudes lindos de se ver, além de inúmeros “causos” que nos fazer chorar e rir, esperar e persistir por um futuro ainda melhor, vendo um passado retrógrado, sem tecnologia, mas de puro e repleto respeito entre os irmãos, famílias, os próximos e gerações inteiras.
Saudosismo puro e saudades sempre.
Parabéns Angélica Estrada e equipe!!
Selma Albertini

Senhor TUCANO,
Gostaria de saber onde foi que o senhor levantou as fontes para falar do carnaval de Itu. Na edição anterior que o senhor falava sobre o samba e o carnaval de Itu, teve escola de samba que nem existe mais e foi lembrada na revista e a minha IMPÉRIO do coração que completou 10 anos de história nem sequer foi citada na reportagem.
Eu desfilo no carnaval desde o ano de 1994 com a Escola de Samba Vale do Sol, aprendi a gostar de samba e de carnaval desde essa época e, em 2005, fundei a Império de Itu.
César Jaques
Itu/SP
Revista Campo&Cidade: Prezado César, a edição tratou sobre a História do Samba e não especificamente do carnaval de rua de Itu. Demos destaque a apenas alguns lendários blocos carnavalescos e escolas de samba, pois em muitos deles havia grandes sambistas ituanos. Quando viermos a tratar da história do carnaval de rua de Itu, com certeza a Império e as demais serão citadas. Obrigado pelo contato!

Caro amigo João José “Tucano” da Silva
Recebi com muita alegria o exemplar de nº 100 de sua magnífica revista Campo&Cidade, na qual relembra os “antigos bairros de Itu”. Como sempre e sempre, cada vez melhor, tanto nas ideias, assuntos e ilustrações, principalmente as que lembram os grandes fotógrafos de Itu. Parabéns.
Faz tempo que sonho escrever sobre a Rua João José da Silva (seu xará), aberta em 1872 como travessa da Rua da Bica, depois Redempção e hoje João José da Silva, jornalista que veio do Rio de Janeiro para ajudar Maylasky e Julio Ribeiro na formação popular da Estrada de Ferro Sorocabana. Espero ter tempo de chegar lá.
Abraços do amigo para você e toda sua equipe e disponha de seu amigo.
Adolfo Frioli
Araçoiaba da Serra/SP

Olá, meu nome é Clayton e moro em Porto Feliz. Ao visitar a cidade de Itu, conheci essa maravilhosa revista Campo&Cidade, que ganhei de um senhor em uma banca de jornais. Gostei muito de ler a revista e estou interessado em uma das edições que fala da antiga Estação Ferroviária Ituana, com fotos de trens chegando e partindo dela. Sou apaixonado por trens e queria ler sobre esse assunto. Se for possível gostaria que me enviassem esse exemplar.
Ficarei no aguardo.
Muito obrigado pela atenção.
Clayton da Silva Costa
Porto Feliz/SP

Bom dia,
Venho por meio deste e-mail solicitar alguns números desta revista, pois completar esta coleção é de grande importância para esta instituição de ensino, porque disponibiliza informações corretas, suas fontes são seguras e sérias.  Seus artigos nos mostram relatos com acontecimentos vivenciados por cidadãos de nossa região e a história sendo contada por eles. Relatos que talvez fossem esquecidos se esta pesquisa não fosse realizada e este artigo escrito. Este material é usado como apoio à pesquisa por nossos alunos e nos ajuda no trabalho de auxílio à pesquisa desta Biblioteca.
Agradecemos ao Tucano pela importância deste material e pesquisa histórica.
Colégio Integrado Monteiro Lobato
Marilaine Romão
Bibliotecária – CRB5381/8ª Região

Nºs: 1, 2, 3,4, 5, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 15, 16, 18, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 43, 44, 47, 49, 50, 51, 53, 56, 60, 66, 68, 69, 75, 76, 79, 80, 81, 82, 84, 86, 87, 88, 89, 90, 92, 94, 95, 96.

Prezado Tucano,
Foi imensa a alegria ao voltar de viagem e encontrar a revista de nº 100 em casa.
Voce continua sempre gentil, um dos motivos do sucesso de seu empreendimento jornalístico.
Parabéns por todas essas revistas editadas e que tenho todas graças a sua ajuda. Espero que o seu esforço e de sua equipe continue sendo reconhecido pela nossa cidade, seus filhos presentes e ausentes.
Agradeço mais uma vez e até breve.
Seu admirador,
Reinaldo R. Gerth
Pindamonhangaba/SP

Prezado Tucano,
Nós, da Associação de Moradores do Parque Residencial Presidente Médici – Sapreme, cumprimentamos a revista Campo&Cidade pela sua 100ª edição e agradecemos a oportunidade de estarmos em uma das matérias desta rica edição sobre os antigos bairros de Itu.
Lendo a matéria sobre as associações de bairro, foi possível – e gratificante – constatar que o trabalho dessas entidades continua importante para melhoria e desenvolvimento das comunidades onde atuam. Esperamos que os exemplos citados sirvam de incentivo para a criação ou retomada de outras associações.
Parabéns a todos os profissionais da revista, em especial, à jornalista Angélica Estrada, pela referida matéria.
Elisabete Souza Maia Rodrigues Pires
Presidente

Prezado Tucano,
Gostaria de parabenizá-lo pela linda publicação, Campo&Cidade, que aborda temas históricos e relevantes sobre a cidade de Itu. Li o exemplar 98, título Comércio Ituano, e foi com muita saudade que devorei as reportagens precisas, vi as fotos variadas, e me lembrei de tanta gente com quem convivi ainda menina.
Agradecemos sua referência a meu pai, Venâncio D’Amico, e suas palavras elogiosas a sua pessoa. Tenho certeza de que lá de cima, ele agradece, comovido.
Congratulações, também, pela excelente qualidade  dessa revista que, além de entreter, educa.
Regina A. D’Amico De Almeida
redamico@hotmail.com

Boa tarde Tucano,
Conforme contato telefônico, venho por meio deste pedir a gentileza de me fornecer a revista Campo&Cidade nº 25 junho/julho de 2003 para pesquisa para o Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Agradeço muito deste já e parabenizo pelo excelente acervo de informação de nossa cidade!
Att,
Marcos Pieroni

Os interessados em escrever para a revista Campo&Cidade deverão enviar suas opiniões, críticas ou sugestões, que são de inteira responsabilidade de seus autores, para o e-mail: campocidade@uol.com.br ou correspondência para Avenida Palmeira Real nº 740 – Alto das Palmeiras – Itu/SP – CEP 13301-310. Obs.: As correspondências deverão ser acompanhadas de nome completo, endereço e RG.



Leia outras matérias

Agradecimento
05 - Centro
Festa Ítalo-Saltense
04 B - DSC_0038
Uma fé muito antiga
05 - Menino morto
Imigrantes e refugiados, passado e presente