Cartas

Parabéns pela iniciativa da revista em sua centésima edição. Muito legal conhecer a história dos bairros da cidade.

Marcio Luis Ferreira
Itu/SP

Esta publicação é redigida e produzida pela minha amiga e ex-colega de faculdade, delicada e querida por todos, Angélica Estrada e sua equipe de colegas. O mais importante é dizer que fazer uma publicação desta tem seus inúmeros desafios… e depois de todos superados, vemos como a agricultura e as histórias do campo ou cidades são importantes.
Sabedoria, conhecimento, valores e virtudes lindos de se ver, além de inúmeros “causos” que nos fazer chorar e rir, esperar e persistir por um futuro ainda melhor, vendo um passado retrógrado, sem tecnologia, mas de puro e repleto respeito entre os irmãos, famílias, os próximos e gerações inteiras.
Saudosismo puro e saudades sempre.
Parabéns Angélica Estrada e equipe!!
Selma Albertini

Senhor TUCANO,
Gostaria de saber onde foi que o senhor levantou as fontes para falar do carnaval de Itu. Na edição anterior que o senhor falava sobre o samba e o carnaval de Itu, teve escola de samba que nem existe mais e foi lembrada na revista e a minha IMPÉRIO do coração que completou 10 anos de história nem sequer foi citada na reportagem.
Eu desfilo no carnaval desde o ano de 1994 com a Escola de Samba Vale do Sol, aprendi a gostar de samba e de carnaval desde essa época e, em 2005, fundei a Império de Itu.
César Jaques
Itu/SP
Revista Campo&Cidade: Prezado César, a edição tratou sobre a História do Samba e não especificamente do carnaval de rua de Itu. Demos destaque a apenas alguns lendários blocos carnavalescos e escolas de samba, pois em muitos deles havia grandes sambistas ituanos. Quando viermos a tratar da história do carnaval de rua de Itu, com certeza a Império e as demais serão citadas. Obrigado pelo contato!

Caro amigo João José “Tucano” da Silva
Recebi com muita alegria o exemplar de nº 100 de sua magnífica revista Campo&Cidade, na qual relembra os “antigos bairros de Itu”. Como sempre e sempre, cada vez melhor, tanto nas ideias, assuntos e ilustrações, principalmente as que lembram os grandes fotógrafos de Itu. Parabéns.
Faz tempo que sonho escrever sobre a Rua João José da Silva (seu xará), aberta em 1872 como travessa da Rua da Bica, depois Redempção e hoje João José da Silva, jornalista que veio do Rio de Janeiro para ajudar Maylasky e Julio Ribeiro na formação popular da Estrada de Ferro Sorocabana. Espero ter tempo de chegar lá.
Abraços do amigo para você e toda sua equipe e disponha de seu amigo.
Adolfo Frioli
Araçoiaba da Serra/SP

Olá, meu nome é Clayton e moro em Porto Feliz. Ao visitar a cidade de Itu, conheci essa maravilhosa revista Campo&Cidade, que ganhei de um senhor em uma banca de jornais. Gostei muito de ler a revista e estou interessado em uma das edições que fala da antiga Estação Ferroviária Ituana, com fotos de trens chegando e partindo dela. Sou apaixonado por trens e queria ler sobre esse assunto. Se for possível gostaria que me enviassem esse exemplar.
Ficarei no aguardo.
Muito obrigado pela atenção.
Clayton da Silva Costa
Porto Feliz/SP

Bom dia,
Venho por meio deste e-mail solicitar alguns números desta revista, pois completar esta coleção é de grande importância para esta instituição de ensino, porque disponibiliza informações corretas, suas fontes são seguras e sérias.  Seus artigos nos mostram relatos com acontecimentos vivenciados por cidadãos de nossa região e a história sendo contada por eles. Relatos que talvez fossem esquecidos se esta pesquisa não fosse realizada e este artigo escrito. Este material é usado como apoio à pesquisa por nossos alunos e nos ajuda no trabalho de auxílio à pesquisa desta Biblioteca.
Agradecemos ao Tucano pela importância deste material e pesquisa histórica.
Colégio Integrado Monteiro Lobato
Marilaine Romão
Bibliotecária – CRB5381/8ª Região

Nºs: 1, 2, 3,4, 5, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 15, 16, 18, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 43, 44, 47, 49, 50, 51, 53, 56, 60, 66, 68, 69, 75, 76, 79, 80, 81, 82, 84, 86, 87, 88, 89, 90, 92, 94, 95, 96.

Prezado Tucano,
Foi imensa a alegria ao voltar de viagem e encontrar a revista de nº 100 em casa.
Voce continua sempre gentil, um dos motivos do sucesso de seu empreendimento jornalístico.
Parabéns por todas essas revistas editadas e que tenho todas graças a sua ajuda. Espero que o seu esforço e de sua equipe continue sendo reconhecido pela nossa cidade, seus filhos presentes e ausentes.
Agradeço mais uma vez e até breve.
Seu admirador,
Reinaldo R. Gerth
Pindamonhangaba/SP

Prezado Tucano,
Nós, da Associação de Moradores do Parque Residencial Presidente Médici – Sapreme, cumprimentamos a revista Campo&Cidade pela sua 100ª edição e agradecemos a oportunidade de estarmos em uma das matérias desta rica edição sobre os antigos bairros de Itu.
Lendo a matéria sobre as associações de bairro, foi possível – e gratificante – constatar que o trabalho dessas entidades continua importante para melhoria e desenvolvimento das comunidades onde atuam. Esperamos que os exemplos citados sirvam de incentivo para a criação ou retomada de outras associações.
Parabéns a todos os profissionais da revista, em especial, à jornalista Angélica Estrada, pela referida matéria.
Elisabete Souza Maia Rodrigues Pires
Presidente

Prezado Tucano,
Gostaria de parabenizá-lo pela linda publicação, Campo&Cidade, que aborda temas históricos e relevantes sobre a cidade de Itu. Li o exemplar 98, título Comércio Ituano, e foi com muita saudade que devorei as reportagens precisas, vi as fotos variadas, e me lembrei de tanta gente com quem convivi ainda menina.
Agradecemos sua referência a meu pai, Venâncio D’Amico, e suas palavras elogiosas a sua pessoa. Tenho certeza de que lá de cima, ele agradece, comovido.
Congratulações, também, pela excelente qualidade  dessa revista que, além de entreter, educa.
Regina A. D’Amico De Almeida
redamico@hotmail.com

Boa tarde Tucano,
Conforme contato telefônico, venho por meio deste pedir a gentileza de me fornecer a revista Campo&Cidade nº 25 junho/julho de 2003 para pesquisa para o Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Agradeço muito deste já e parabenizo pelo excelente acervo de informação de nossa cidade!
Att,
Marcos Pieroni

Os interessados em escrever para a revista Campo&Cidade deverão enviar suas opiniões, críticas ou sugestões, que são de inteira responsabilidade de seus autores, para o e-mail: campocidade@uol.com.br ou correspondência para Avenida Palmeira Real nº 740 – Alto das Palmeiras – Itu/SP – CEP 13301-310. Obs.: As correspondências deverão ser acompanhadas de nome completo, endereço e RG.



Leia outras matérias

04 B - DSC_0038
Uma fé muito antiga
The boat 'Serenissima' on the Grand Canal opens the historical regatta in Venice, Italy,  02 september 2012.  Taking place on the first Sunday of September, the Venice Historical Regatta commemorates the Queen of Cyprus, Caterina Cornaro, coming back to Venice, after she offered her island as a gift to the Venetians, in 1489. 
ANSA/ANDREA MEROLA
Festas tradicionais da Itália
01 - Festa Achiropita
As mais antigas do Brasil
13 - DSC_0222
Festa Italiana e a restauração da Matriz