Correções

Fabrispuma
Com relação à carta publicada na página 65 da edição 99, a revista Campo & Cidade recebeu do Sr. Cícero Somavilla, proprietário da Fabrispuma e da Sul Móveis, mensagem datada de 05/01/2016 fornecendo mais detalhes. Ele esclarece que desde 1999, a Apolospuma e a Fabrispuma são empresas distintas e que os nomes ali citados são de diretores da Apolospuma. “A empresa Cícero Somavilla em 1999, adquiriu sua primeira loja em Indaiatuba da empresa fundadora Apolospuma, dando início a formação da rede Fabrispuma com diversas filiais na região. Mais tarde adquiri da mesma, mais quatro lojas nas cidades de Campinas e Sorocaba. No momento a Fabrispuma conta com 41 lojas presentes nas principais cidades da região em um raio de 150 km de Itu; trabalhamos com os melhores fornecedores de colchões e móveis do país, e com uma parceria sólida com os fornecedores, oferecendo aos clientes produtos de qualidade e uma ótima prestação de serviço. Atualmente contamos com mais de trezentos colaboradores, frota de caminhões própria e centro de distribuição de 4000 m² para armazenamento de mais de 700 produtos em linha. Com uma administração focada nos melhores resultados e na ética com clientes e fornecedores, temos uma trajetória solidificada e uma visão de crescimento para o futuro”.

Parque Maeda
Na matéria “Imigrantes revolucionam negócios”, publicada na Edição nº 98, set/out. -2015 da Campo&Cidade, um box sobre o Parque Maeda, página 70, traz dados incorretos sobre as dimensões da fazenda na qual ele está instalado. Na realidade, a área total da fazenda é de 265 alqueires paulistas, correspondentes a 6.413.000 metros quadrados. Neste mês de abril o Parque Maeda recebeu o evento internacional Tomorrowland, que atraiu mais de 150.000 pessoas de dezenas de países.

Foto: Uma noite do Tomorrowland – Tucano

……………………………………………………..

Fontes consultadas

CALIMAN, Nara Falqueto. “Tradição italiana e modernidade: a organização da Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante”. Em: Revista Interdisciplinar de gestão social. UFBA, v.1 n2, maio/agosto, 2012.
CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
COLLAÇO, Janine H.L. Sabores e memórias: cozinha italiana e a construção identitária em São Paulo. Dissertação (Doutorado em Antropologia Social) – FFLCH/USP, 2009.
DEL PRIORE, M. Festas e utopias no Brasil Colonial. São Paulo: Brasiliense, 2000.
FERREIRA JR. Silvio P. Festas “italianas” em São Paulo e a Proteção do Patrimônio Imaterial: a identidade de grupo no contexto da diversidade. Dissertação (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
HOBSBAWN, E. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
JANCSÓ, I.; KANTOR, I. (Orgs). Festa, cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec/ Edusp, 2001.
RADIN, Jose Carlos. Cultura e identidade italiana no Brasil – Algumas abordagens. Joaçaba/SC: Editora Unoesc, 2005
ZANONI, Elton. Leituras da cidade – história e memórias de Salto. Guarulhos/SP: Editora Espaço Idea, 2012.

Revistas
Revista Campo&Cidade, Abril/Maio 2007, nº 48
Revista Campo&Cidade, Dezembro 1998, nº 2
Revista Campo&Cidade, Dezembro 1999, nº 5

Internet:
angeloxg1.wordpress.com/tag/piedigrotta
festadesaovito.com.br
historiasalto.blogspot.com.br
www.achiropita.org.br
www.associacaosaovito.com.br
www.casaluce.com.br/festa.aspx
www.improntaunika.it/2014/08/giostra-saracino-arezzo
www.storicocarnevaleivrea.it
www.circuitodasfrutas.com.br
www.jornalfanfulla.com
http://turismo.jundiai.sp.gov.br/circuito-das-frutas

Outras fontes:
Arquivo Jornal Taperá (1997–2015)
Documentário “Italianos em Salto – memórias de uma aventura” (1995)



Leia outras matérias

01 B - Vista B - nikon 61182
Caminhando pela história por João José “Tucano” da Si...
05 - Centro
Festa Ítalo-Saltense
01 - Festa Achiropita
As mais antigas do Brasil
05 - DSC_0311
O sucesso da Festa Italiana