Correções

Fabrispuma
Com relação à carta publicada na página 65 da edição 99, a revista Campo & Cidade recebeu do Sr. Cícero Somavilla, proprietário da Fabrispuma e da Sul Móveis, mensagem datada de 05/01/2016 fornecendo mais detalhes. Ele esclarece que desde 1999, a Apolospuma e a Fabrispuma são empresas distintas e que os nomes ali citados são de diretores da Apolospuma. “A empresa Cícero Somavilla em 1999, adquiriu sua primeira loja em Indaiatuba da empresa fundadora Apolospuma, dando início a formação da rede Fabrispuma com diversas filiais na região. Mais tarde adquiri da mesma, mais quatro lojas nas cidades de Campinas e Sorocaba. No momento a Fabrispuma conta com 41 lojas presentes nas principais cidades da região em um raio de 150 km de Itu; trabalhamos com os melhores fornecedores de colchões e móveis do país, e com uma parceria sólida com os fornecedores, oferecendo aos clientes produtos de qualidade e uma ótima prestação de serviço. Atualmente contamos com mais de trezentos colaboradores, frota de caminhões própria e centro de distribuição de 4000 m² para armazenamento de mais de 700 produtos em linha. Com uma administração focada nos melhores resultados e na ética com clientes e fornecedores, temos uma trajetória solidificada e uma visão de crescimento para o futuro”.

Parque Maeda
Na matéria “Imigrantes revolucionam negócios”, publicada na Edição nº 98, set/out. -2015 da Campo&Cidade, um box sobre o Parque Maeda, página 70, traz dados incorretos sobre as dimensões da fazenda na qual ele está instalado. Na realidade, a área total da fazenda é de 265 alqueires paulistas, correspondentes a 6.413.000 metros quadrados. Neste mês de abril o Parque Maeda recebeu o evento internacional Tomorrowland, que atraiu mais de 150.000 pessoas de dezenas de países.

Foto: Uma noite do Tomorrowland – Tucano

……………………………………………………..

Fontes consultadas

CALIMAN, Nara Falqueto. “Tradição italiana e modernidade: a organização da Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante”. Em: Revista Interdisciplinar de gestão social. UFBA, v.1 n2, maio/agosto, 2012.
CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
COLLAÇO, Janine H.L. Sabores e memórias: cozinha italiana e a construção identitária em São Paulo. Dissertação (Doutorado em Antropologia Social) – FFLCH/USP, 2009.
DEL PRIORE, M. Festas e utopias no Brasil Colonial. São Paulo: Brasiliense, 2000.
FERREIRA JR. Silvio P. Festas “italianas” em São Paulo e a Proteção do Patrimônio Imaterial: a identidade de grupo no contexto da diversidade. Dissertação (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
HOBSBAWN, E. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
JANCSÓ, I.; KANTOR, I. (Orgs). Festa, cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec/ Edusp, 2001.
RADIN, Jose Carlos. Cultura e identidade italiana no Brasil – Algumas abordagens. Joaçaba/SC: Editora Unoesc, 2005
ZANONI, Elton. Leituras da cidade – história e memórias de Salto. Guarulhos/SP: Editora Espaço Idea, 2012.

Revistas
Revista Campo&Cidade, Abril/Maio 2007, nº 48
Revista Campo&Cidade, Dezembro 1998, nº 2
Revista Campo&Cidade, Dezembro 1999, nº 5

Internet:
angeloxg1.wordpress.com/tag/piedigrotta
festadesaovito.com.br
historiasalto.blogspot.com.br
www.achiropita.org.br
www.associacaosaovito.com.br
www.casaluce.com.br/festa.aspx
www.improntaunika.it/2014/08/giostra-saracino-arezzo
www.storicocarnevaleivrea.it
www.circuitodasfrutas.com.br
www.jornalfanfulla.com
http://turismo.jundiai.sp.gov.br/circuito-das-frutas

Outras fontes:
Arquivo Jornal Taperá (1997–2015)
Documentário “Italianos em Salto – memórias de uma aventura” (1995)



Leia outras matérias

The boat 'Serenissima' on the Grand Canal opens the historical regatta in Venice, Italy,  02 september 2012.  Taking place on the first Sunday of September, the Venice Historical Regatta commemorates the Queen of Cyprus, Caterina Cornaro, coming back to Venice, after she offered her island as a gift to the Venetians, in 1489. 
ANSA/ANDREA MEROLA
Festas tradicionais da Itália
cartas
Cartas
04 B - DSC_0038
Uma fé muito antiga
Agradecimento