Carta

Sou doutorando em antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ e venho pesquisando as relações entre água, sociedade e Estado em Itu desde o começo de 2015. Apesar de ter me interessado pela questão a partir da crise de abastecimento enfrentada pelo município em 2014, o meu trabalho não se resume apenas a ela, buscando tratar da história da infraestrutura urbana de água da cidade e das suas relações com a sociedade e com o Estado local, em suas diversas formas de manifestação ao longo do tempo.
Gostaria, portanto, de aproveitar o nobre espaço desta publicação para fazer dois convites a seus leitores e aos ituanos em geral:
1- Aqueles que tiverem interesse em compartilhar histórias, memórias, saberes e casos (sejam do passado ou do presente) com relação à água na cidade, seja qual for essa relação, que, por favor, entrem em contato comigo;
2- Em relação ao período da crise da água especificamente, pretendo compilar em um pequeno “inventário” os dispositivos, engenhocas, aparelhos, enfim, todos os artifícios e soluções materiais improvisadas que os ituanos desenvolveram e aos quais precisaram recorrer para tentar contornar tanto quanto possível a falta de água em suas casas. A ideia é que constem o nome do “inventor”/usuário, o nome do dispositivo (se houver), imagem/foto (ou sua descrição, caso não haja imagem), a sua finalidade, e a descrição da sua forma de funcionamento.
Peço que aqueles que tiverem interesse em colaborar, que entrem em contato o quanto antes, pois já estou na reta final do meu trabalho.
Ao longo desse tempo, a revista Campo&Cidade tornou-se uma referência fundamental para o desenvolvimento da minha pesquisa. Portanto, gostaria de agradecer, na figura do Tucano, a toda a sua equipe e aos seus colaboradores – não apenas pelo espaço aqui disponibilizado, mas também pela (praticamente) inesgotável fonte de informação e de conhecimento proporcionada.
Agradeço desde já a atenção e a disponibilidade de todos.
Pedro Gondim Davis
Contatos: pedrogondimpedro@gmail.com
(11) 94535-6618

Os interessados em escrever para a revista Campo&Cidade deverão enviar suas opiniões, críticas ou sugestões, que são de inteira responsabilidade de seus autores, para o e-mail: campocidade@uol.com.br ou correspondência para Avenida Palmeira Real nº 740 – Alto das Palmeiras – Itu/SP – CEP 13301-310. Obs.: As correspondências deverão ser acompanhadas de nome completo, endereço e RG.



Leia outras matérias

05 - ON 08 Rua dos Fanqueiros,, esquina com a Rua do Amparo. 1930 in arquivo do jornal 'O Século'
Como surgiram os nomes de ruas e praças
Editorial 106
Editorial
06 - DSC_0078
Repensar a mobilidade urbana
Carta