Endereços notáveis pelo mundo

Ruas, avenidas e praças que ganharam fama por diversos fatores

Ao redor do mundo existem cidades com ruas e avenidas que são muito mais que meros corredores urbanos para a passagem de veículos e pedestres, bem como praças que são muito mais que meros espaços de contemplação de jardins ou acesso a serviços de transporte. São locais que representam poder, riqueza, que constituem patrimônios culturais, que inspiram devoção e respeito, que divertem e encantam.

Esses lugares ganharam fama internacional graças ao desenvolvimento do turismo, da imprensa, do cinema, televisão, da literatura e da internet. São ruas, avenidas e praças que se tornaram notáveis por sua relevância histórica, por suas belezas enquanto obras de engenharia, por serem símbolos culturais, por serem grandes centros comerciais ou por serem locais de devoção religiosa.

Boa parte dos logradouros mais conhecidos fica na Europa. Na França, país que mais recebe turistas no planeta, a Avenue des Champs-Élysées (Avenida dos Campos Elíseos) é um dos principais cartões postais. Repleta de cinemas, cafés, lojas luxuosas e vegetação de castanheiros da Índia, a via rasga a região central de Paris até o Arco do Triunfo, monumento construído por Napoleão Bonaparte para festejar suas vitórias. Por seu simbolismo, a Champs-Élysées é o grande palco dos desfiles nacionais e festejos populares. O nome Campos Elíseos vem da mitologia grega e faz referência ao paraíso dos mortos.

Charme europeu

Na Espanha, a capital Madri tem em sua região central a Plaza Mayor (Praça Maior), um espaço rodeado de edifícios de três andares. O local antigamente abrigava touradas e foi cenário de execuções da Inquisição. Hoje comporta restaurantes e lojas, reunindo muitas pessoas.

Ainda na Espanha, mas na Catalunha, destaque para Las Ramblas, junção de várias ruas em Barcelona que compõem uma área de enorme concentração de turistas, com presença marcante de artistas de rua, como pintores, músicos e mímicos. O nome Las Ramblas remete às ruas largas que favorecem a circulação de pedestres.

Na Inglaterra, Trafalgar Square e Piccadilly Circus são as duas praças mais famosas de Londres. A primeira costuma ser local de manifestações e comemorações, tendo seu nome alusivo à famosa Batalha de Trafalgar, em 1805, quando a marinha real inglesa derrotou a esquadra de Napoleão. Já a segunda é o principal centro comercial londrino, rodeada de lojas, outdoors luminosos e enorme circulação de pessoas.

Ainda em Londres, destaque para Abbey Road, uma rua que virou ícone cultural quando Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr lançaram um álbum, em 1969, com o nome Abbey Road, cuja capa mostra os Beatles atravessando a rua. Desde então, é um dos pontos turísticos mais visitados de Londres.

Exuberância

Na Itália, a Via Ápia chama atenção por ser uma estrada cuja construção teve início em 312 a.C. pelo imperador Ápio Cláudio. Com mais de 500 quilômetros de extensão, liga Roma ao Sul do país numa paisagem com ruínas da Antiguidade. Mas ainda mais famosas são as praças italianas, a maioria em Roma, com traços de arquitetura clássica, fontes, cafés, restaurantes e muitos turistas. A mais conhecida fica no Vaticano, a Piazza di San Pietro (Praça de São Pedro), símbolo católico, de onde milhares de pessoas avistam semanalmente o Papa.

Outros países europeus possuem alguns logradouros bastante conhecidos: em Lisboa, Portugal, o eixo entre Avenida da Liberdade e Praça dos Restauradores, cujos nomes são alusivos à libertação do domínio espanhol, em 1640; em Berlim, Alemanha, a Avenida Unter den Linden (Sob as Tílias), remete à bela vegetação de tílias em sua extensão, que leva ao Portão de Brandemburgo; em Bruxelas, Bélgica, a Grand Place (Grande Praça), rodeada por prédios históricos e que em agosto recebe um tapete de flores com mais de 500 mil plantas.

Na Rússia, a fama da Praça Vermelha vem dos desfiles militares da extinta União Soviética, no século 20. Entretanto, o nome da praça em russo, Krasnaya Ploshchad, revela a similaridade do vermelho com o significado de bonito. E a praça realmente esbanja beleza, contemplando os famosos prédios do Kremlin e da Catedral de São Basílio.

Logradouros na América

Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a 5th. Avenue (5ª Avenida) e a Times Square são referências. A avenida contempla lojas, museus, parques, restaurantes. Já Times Square é conhecida por seus luminosos de publicidade e os teatros da Broadway.

Ainda em Nova Iorque, destaque para Wall Street, rua que concentra o maior núcleo financeiro do mundo. Em outras metrópoles norte-americanas, destaque para a Hollywood Boulevard, em Los Angeles, onde fica a famosa “Calçada da Fama”; Las Vegas Strip, a conhecida avenida dos mirabolantes cassinos de Las Vegas; e a Lombard Street, rua em que os carros descem em ziguezague uma ladeira de São Francisco.

Na América Latina, a Praça Zócalo, na Cidade do México, e a Praça das Armas, em Cusco, no Peru, têm grande importância histórica por terem sido locais de rituais dos antigos impérios asteca e inca, respectivamente. Em Havana, Cuba, a Praça da Revolução é alusiva ao movimento comunista liderado por Fidel Castro e Che Guevara em 1959.

Na Argentina, a Praça de Maio é o eterno centro de manifestações populares da capital Buenos Aires. O nome refere-se a maio de 1810, quando teve início o processo de independência das colônias do Sul do continente. Notável também a Avenida 9 de Julho, considerada a mais larga do mundo. O nome refere-se ao dia 9 de julho de 1816, quando foi declarada a independência argentina.

Brasil e outros continentes

Ainda na América Latina, o Brasil possui logradouros com fama internacional. Em São Paulo, a Avenida Paulista é o grande centro financeiro do País e local de manifestações populares. No Rio de Janeiro, o destaque é a Avenida Atlântica, que compreende a orla da mundialmente conhecida Praia de Copacabana. E em Brasília, a Praça dos Três Poderes chama a atenção por reunir a sede do poder político nacional com os traços arquitetônicos notáveis de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Na África, a Praça Djemaa el Fnae, em Marrakesh, no Marrocos, concentra um enorme comércio popular, com dezenas de barracas de comidas típicas, curandeiros e artistas que encantam serpentes e até engolem espadas.

No Oriente Médio, um caminho tortuoso pelas vielas da cidade velha de Jerusalém, em Israel, é mundialmente conhecida como Via Dolorosa, trajeto que Jesus Cristo fez, conforme a crença religiosa, carregando a cruz até o local onde foi crucificado. Já no Irã, na capital Teerã, a Praça Azadi tem paisagismo diferenciado e uma grande torre ao seu centro, construída em 1971 para comemorar os 2,5 mil anos do império persa. O nome Azadi, que significa liberdade, só batizou o local a partir de 1978, por ocasião das manifestações que precederam a Revolução Islâmica.

No extremo oriente da Ásia, a China tem na capital Pequim a imponente Praça da Paz Celestial, cenário principal da revolução comandada por Mao Tsé-Tung em 1949 e também pelo massacre de civis em 1989. E no Japão, Shibuya Crossing, no centro de Tóquio, é considerado o cruzamento mais movimentado do mundo, com faixas de pedestres em várias direções, dando a dimensão exata do superpovoamento da capital japonesa.

Antonio Rafael Júnior

01 - champs-elysees

Champs-Élysées, em Paris, é considerada a avenida mais famosa do mundo – https://pixabay.com/ Uso livre

02 - praca-sao-pedro

Vista da Praça de São Pedro a partir da Basílica de mesmo nome, no Vaticano. É de lá que milhões de fiéis católicos avistam semanalmente o Papa – https://pixabay.com/ Uso livre

03 - times-square

A Times Square, em Nova Iorque, chama a atenção dos turistas por seus painéis luminosos, lojas e os teatros da Broadway – https://pixabay.com/ Uso livre

04 - plaza-de-armas-cusco

Praça das Armas, na histórica cidade de Cusco, no Peru, foi local de rituais do antigo Império Inca – Wikimedia Commons/ Uso livre

05 - buenos-aires

Considerada a mais larga do mundo, a Avenida 9 de Julho, em Buenos Aires, é um orgulho para os argentinos – https://pixabay.com/ Uso livre

06 - avenida-atlantica

Vista noturna da Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, margeando a orla da badalada Praia de Copacabana – http://www.1freewallpapers.com/brazil-city-on-the-coast/fr/ Uso livre

07 - praca-paz-celestial

Cenário de acontecimentos históricos, a Praça da Paz Celestial, em Pequim, na China, recebe milhares de turistas – https://pixabay.com/ Uso livre



Leia outras matérias

17 - DSC_0123
Caminhando pela história por João José “Tucano” da Si...
Escola de Cegos
Escola de Cegos
03 - digitalizar0026
Espaços públicos e cidadania
03 - DSC_0080
Eixos da expansão urbana